sábado, 19 de maio de 2012

1ª e 2ª Reuniões

OLÁ! :)
É bem provável que vocês não notem, mas eu editei esse post e resolvi "resumir" a 1ª e a 2ª reunião em um post só. Acho que assim fica melhor.

1ª Reunião: Foi dia 28/03 às 19h, no Hotel Alta Régia, aqui em Curitiba. Essa reunião foi destinada aos intercambistas e pais. No começo achei meio chato, tivemos que fazer um cartaz com a família colando imagens que mostrassem um pouco da sua família. O meu ficou bem sem graça, recortei a palavra "destino" e a outra palavra "Canadá" e colei uma do lado da outra. Isso não tem a ver com a família, mas com o intercâmbio. Também colei um violão porque representa minha paixão por música. E foi só isso o meu cartaz.

Cada intercambista foi lá na frente mostrar seu cartaz e falar pra onde estava indo e por quanto tempo. Eu sempre fico um pouco nervosa quando falo em público, mas foi até que tranquilo. Falei que não tinha colocado muita coisa, mas que eu ia pro Canadá passar 6 meses e que eu e sou muito ligada à música, por isso o violão.
Depois de todos se apresentarem, os pais de cada intercambista tinham que escolher um outro intercambista, que não fosse seu filho, pra "encenar" um primeiro convívio com uma família que não é a sua. Eu achei que ia ser a última a ser escolhida, mas uma hora fui chamada por um casal que falou: "quero aquela menina que gosta de tocar violão". Fui até eles e conversei sobre várias coisas, e eles também me contaram um pouco deles e da filha deles (que vai pros EUA ficar 1 ano). Meus pais escolheram uma menina que vai pros EUA, a Fran. Acabamos mantendo o contato e falo sempre com ela no Facebook.

Depois de cada um conversar um pouco com a sua família, alguns intercambistas (que já voltaram para o Brasil) foram lá na frente contar um pouco de sua experiência.Também teve a mãe de um intercambista que foi lá contar como é para a família todo esse tempo sem os filhos

No final da reunião, conheci  a Ana, que também vai pra Winnipeg (o blog dela é: www.minhavidaem-winnipeg.blogspot.com.br, deem uma olhada!). Encontrei também o Gabriel, que estudou comigo quando éramos pequenos, e ele também vai pra lá. Fiquei feliz que pude conhecer alguns dos que vão viajar comigo, é com certeza uma angustia a menos!

Essa "troca" de famílias me fez pensar que não vai ser nada fácil se adaptar à Host Famíly, afinal, já sei que não vai existir uma família perfeita. Nem mesmo a nossa família biológica é perfeita. Ainda assim, meu maior medo é esse.


2ª Reunião: Foi destinada pra falar sobre os vistos (não tinha só intercambistas indo pro Canadá, também tinha EUA, África do Sul, NZ, Austrália, Alemanha, Chile), sobre a data dos voos e sobre a convalidação dos estudos. Ainda não comprei a passagem mas até o final de junho todos os intercambistas vão comprar.


  • Visto Canadense: foi falado na reunião que só dá pra tirá-lo mais ou menos 1 ou 2 meses antes de embarcar pois eles exigem uma data de ida e de volta já definida, e é um visto de estudante (chama-se Visto J-1)  Pelo que eu entendi, tem um consulado aqui em Curitiba e eu vou fazer pela World Study, porque eles mesmos contratam um despachante para fazer. Então, se a sua agência não for fazer, procure direto por um despachante que faça esse tipo de serviço (te orienta sobre a documentação necessária, etc). Eu precisaria também tirar o visto americano (nesse caso o visto de turista) pra uma eventual viagem pelos EUA, mas eu já tirei o Visto americano uns anos atrás e ele ainda está válido (Ufa!).


  • Passaporte: O passaporte é o seu documento internacional, pois sua Carteira de Identidade só é válida no Brasil. Fazer ou renovar um passaporte é muito mais fácil e prático do que muitos imaginam. É só você entrar no site da Polícia Federal (http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte) e agendar um horário que você possa na sua cidade. Não tem entrevista e qualquer um pode tirar, mas você precisa estar presente no dia que agendou pra poder tirar a foto e assinar o documento. (PS: não façam como eu que fui num lugar tirar uma foto achando que eles não tirariam na hora, mas sim, eles tiram a foto lá mesmo). Eu já tinha passaporte mas tive que renovar porque ia vencer agora no final de maio.
Importante¹: você só pode viajar, seja a turismo ou a estudo, se seu passaporte estiver válido até 6 meses após a data DA VOLTA. Por exemplo, eu viajo em agosto de 2012 e volto em fevereiro de 2013, então meu passaporte ter que ter validade no mínimo até junho de 2013 (os 6 meses seguintes de fevereiro), mas como eu acabei de tirar, ele só vence daqui 5 anos.
Importante² : O passaporte azul (modelo novo), não tem o nome dos pais da pessoa, por isso que quando você for viajar, leve também sua carteira de Identidade, porque é nela que tem o nome de seus pais, e vai ser necessário eles checarem esse dados na hora da entrada no país (na alfândega). Na viagem de ida, eles vão pedir uma autorização de menor com firma reconhecida no cartório (assinatura) do pai E da mãe autorizando a saída do país. Pra checarem o nome dos pais, é só com a certeira de identidade, pois apenas o passaporte verde (modelo antigo) tem o nome dos pais. De qualquer forma, leve tanto o passaporte quanto a carteira de identidade do Brasil quando for viajar. E se tiver um passaporte anterior com visto de algum outro país, leve também!
No meu caso: no meu passaporte novo terei meu Visto Canadense de Estudande, e no meu passaporte antigo eu tenho o Visto de Turista para os EUA, (mesmo o passaporte antigo estando vencido, o meu visto de turismo para os EUA ainda é válido, então vou levá-lo)
É claro que se você vai fazer intercâmbio, sua agência vai te orientar com tudo isso, mas eu escrevo aqui caso alguém tenha dúvida, e se mesmo depois de você ler o post ainda tem alguma dúvida, deixe um comentário que talvez eu possa te ajudar!


3 comentários:

  1. Adorei o seu blog! Dá uma conferida no meu também http://piauiensenaafrica.blogspot.com.br/ =)

    ResponderExcluir
  2. Muito didática e esclarecedoras suas suas informações sobre passaporte e visto! Já dá prá ser a redatora do jornal da sua nova escola no Canadá!!!

    ResponderExcluir