terça-feira, 27 de novembro de 2012

Update

Esse post é só pra não deixar o blog mais parado do que está, porque não tenho muito o que contar sobre as duas últimas semanas.

Sexta-feira, dia 2 de novembro, tive jogo de futebol com os intercambistas das 5 escolas que fazem parte do programa de intercâmbio que estou. Fomos para a 1ª aula na escola, e na 2ª aula pegamos o ônibus escolar (o amarelo!) para ir para o jogo - só com intercambistas - promovido pela escola. É claro que eu não joguei, afinal, eu seria expulsa do time se eu tentasse jogar....preferi ficar numa mesa conversando com uns amigos e amigas. A melhor parte é que tivemos pizza e cookies grátis!
O resto da semana foi a mesma coisa de sempre, fui no shopping com umas amigas como quase toda semana (e basicamente a unica coisa que tem pra fazer aqui enquanto nao da pra patinar no gelo os esquiar, o que logo vai dar).
Como jé falei no outro post, mudei de host family e se vocês estiverem dispostos, leiam o último post pra saberem com mais detalhes o que aconteceu. Estou adorando minha família agora, me sinto muito melhor  na casa.
Sábado, 24/11, foi aniversário de uma amiga minha brasileira aqui, e pra comemorarmos fomos num restaurante latino - que, como o nome já dá a entender, tem comida brasileira também. Comi AQUELE bife à milanesa, hmmm....
Na primeira vez que fui nesse restaurante, umas 2 semanas atrás, pedi picanha pra matar mais um pouco a saudade do Brasil e da melhor comida do mundo (brasileira, é claro!) e vinha com farofa - não é comum aqui. Pra quem estiver vindo pra Winnipeg, anota aí, restaurante HERMANOS!

Ontem, 26/11, fui no show do RED HOT CHILI PEPPERS, e eu posso dizer que foi um dos melhores momentos da minha vida! Simplesmente o máximo, tocam muito bem e cheguei muito perto de chorar de emoção quando tocaram Under the bridge, Can't stop e Did I let you go, que são minhas preferidas! To sem palavras, foi muito bom mesmo, os 83 dólares mais bem gastos da minhas vida!
Assim que der, vou postar um ou dois vídeos do show, mas aqui vão as fotos:











domingo, 25 de novembro de 2012

Mudança de Host Family

Um título um tanto quanto assustador pra se começar um post, né? Pois é isso mesmo, ontem, dia 21 de Novembro, 53% do meu intercâmbio, mudei de host family, e eu espero do fundo do meu coração que nenhum intercambista tenha que passar por isso no seu intercâmbio! E por que eu não falei antes aqui que eu não estava me dando bem com a minha agora EX-host-family? Porque eu não tinha certeza se eu ia mudar e como as coisas iam ficar até o final do meu intercâmbio e eu ainda m pergunta a se era só uma fase de desentendimentos com eles, mas NÃO! Vou explicar pra vocês o que aconteceu (tentando resumir) .
Se você quiser ler, boa sorte and go ahead:

Bem, como eu já tinha contado pros meus amigos e minha familia - mas não mencionei aqui no blog - eu comecei a ter problemas  com a >>EX<<< host mother (que alívio poder falar "ex"!) desde o final do primeiro mês. Ela estava sendo grosseira constantemente comigo e com a minha host sister mexicana, reclamava de qualquer coisa que fazíamos ou não fazíamos por mais simples que fosse, e eu tenho certeza de que eu estava fazendo tudo que eu deveria, como limpar meu quarto, limpar meu banheiro, colocar a louça na máquina de lavar, limpar e guardar tudo depois de usar, etc, mas é claro que eu não sou - e ninguém é - perfeito. Mas se eu esquecesse de colocar de volta uma caixa de leite na geladeira depois de tomá-lo (o que na verdade aconteceu uma vez), ela surtava, me dava uma praticamente uma lição de moral falando que eu já deveria estar acostumada com a rotina da casa, e minhas desculpas por ter esquecido um objeto imóvel e inofensivo em cima da mesa não eram o suficiente para fazê-la me pedir com GENTILEZA da próxima vez, até porque eu não sou (NEM PERTO) de ser filha dela pra ela achar que pode falar comigo desse jeito. Aliás, nem minha mãe fala comigo assim. Parecia que eu tinha esquecido na mesa uma bomba atômica prestes a explodir, pelo tamanho do escândalo que ela fazia, em vez de me pedir com um tom de voz normal que eu não ficaria ofendida, e entenderia do mesmo jeito que eu esqueci a bomba atômica...quer dizer,  A CAIXA DE LEITE, em cima da mesa!!
Outra coisa que me incomodava, embora possa ser motivo não tão justificável pra eu ficar incomodada, é que eles entravam toda hora no meu quarto, e tudo bem que não é certo ficar trancada no quarto o dia inteiro e eu evitava mesmo ficar, mas um momento de paz de vez em quando todo mundo precisa! Eu pessoalmente sou assim, no Brasil eu passava maior parte do tempo durante semana no meu quarto, seja estudando, seja no computador. Eu entendo que eles tinham que exigir que eu passasse tempo com eles, mas depois do segundo mês passei a evitá-los para consequentemente evitar discussões como a da caixa de leite, o que me deixava extremamente irritada, mas a minha única opção era engolir, engolir, engolir...até o momento que fiquei cheia (digamos que no começo desse mês) e tive que dizer, pra mim mesma: "I'M DONE!". Agora posso dar uma dica por experiência própria aos futuros intercambistas: tentem não deixar esse tipo de problema afetar o resto do seu intercâmbio, mas se você já tiver engolido o suficiente, faça com que esse problema pare por aí, até porque ninguém é obrigado a aguentar por tanto tempo!

Tinham outras coisas que nos incomodavam bastante, mas se eu for contar tudo isso aí vai ficar do tamanho de uma Bíblia! Enfim, desde o começo de novembro tenho trocado emails com um dos coordenadores do programas e a primeira coisa que ele pediu pra eu e a Mariana fazermos era conversar com eles e falar o que a gente não estava gostando. Se não me engano, essa conversa foi dia 5 de novembro e foi mal sucedida. Continuamos contactando o coordenador e ele já estava à procura de uma nova família nova, mas eu disse que queria esperar mais um pouco pra ver se as coisas tomavam o rumo certo, até que eu e a Mariana percebemos que não e já estavamos certas de que queríamos trocar de família. Segunda-feira, dia 19/11, recebemos outro email do coordenador, e ele dizia que  a única opção era irmos para casas diferentes, mas nenhuma de nós queríamos. Depois de uma loonga troca de emails, ele nos falou que conseguiu uma família que estaria disposta a hospedar nós duas aléém da brasileira que eles já tinham, então agora eu estou nessa casa por uma exceção nas regras do programa (porque não é permitido ter dois intercambistas que falem a mesma língua na mesma host family, mas aqui na casa só nos falamos em inglês mesmo)

ENFIM....a família é composta por:
Laurie, a mãe
Jay, o pai
Ainsley e Kaily, as filhas deles de 8 e 9 anos
Mariana, minha host sister mexicana que já estava comigo na outra casa
Gabriela, a intercambista brasileira.

Terça-feira depois da aula o coordenador pegou eu e a Mariana para ir na casa antiga pegar nossas malas e irmos para a nova casa, e  graças a Deus eles não estavam na casa e não precisei passar por THAT AWKWARD MOMENT de ter que me "despedir" deles depois de uma briga ENORME na segunda-feira à noite! 
Estou gostando bastante da família nova, e aqui eu me sinto muito mais em casa do que na outra host family!
A readaptação é um pouco difícil porque eu fico com receio de estar fazendo algo errado, algo que talvez seja diferente da outra casa e tenho que me readaptar...mas estou muito feliz por ter mudado!
Espero que vocês estendam que está semana foi beeem corrida, e por isso que demorei pra postar!


árvore de Natal toda da Disney!






quinta-feira, 1 de novembro de 2012

2 meses!

2 meses...61 dias...1464 horas...87.840 minutos...5.270.400 segundos.

Seja qual for a melhor forma pra parar pra pensar como o tempo voa, é esse todo o tempo que to aqui no Canadá, e o que eu posso dizer até agora é que vivi...

5.270.400 segundos de uma vida nova;
87.840 minutos de momentos inesquecíveis;
1464 horas de crescimento pessoal e independência;
61 dias de novas experiências;
...2 meses do meu intercâmbio



E aqui vai um texto sobre intercâmbio, que vi no facebook e no tumblr de alguns intercambistas: (ps: em inglês!)



"I am an exchange student. How do you know what a dream is, if you never accomplished one? How do you know what an adventure is if you have never took part in one? How do you know what anguish is, if you never had to said goodbye to your family and friends with your eyes full of tears? How do you know how being desperate feels like, if you have never arrived in a place alone and could not understand a word of what everyone
 else was saying? How do you know what diversity is if you have never lived under the same roof with people from all over the world? How do you know what tolerance is, if you have never had to get used to something different even if you didn’t like it? How do you know what autonomy is, if you have never had the chance to decide something by yourself? How do you know what growing up means, if you have never stopped being a child to start a new course? How do you know what to be helpless is, if you have never wanted to hug someone because there was a computer screen to prevent you from doing it? How do you know what distance is, if you have never, looking at a map, said “I am so far away”? How do you know what speaking a language is, if you have never had to learn one to make friends? How do you know what patriotism is, if you have never shouted “ I love my country!” holding a flag in your hands? How do you know what the  reality is, if you have never had the chance to live it a lot of them to make one? How do you know what an opportunity is, if you have never caught one? How do you know what pride is, if you have never experienced it for yourself at realizing how much you have accomplished? How do you know what seizing the day is, if you have never seen the time running so fast? How do you know what a friend is, if the circumstances have never showed you the true ones? How do you know what a family is, if you have never had one that supported you unconditionally? How do you know what borders are, if you have never crossed yours to see what's on the other side? How do you know what imagination is, if you have never thought about the moment when you would go back home? How do you know the world, if you have never been an exchange student?"


E o que mais que posso dizer que aprendi só nesses 2 meses aqui?

- Aprendi a valorizar mais a família que eu tenho, só pela saudade que tenho de todos eles;
- percebi que tenho amigos únicos e insubstituíveis, que realmente fazem falta aqui;
- quando eu voltar vou agradecer quase de joelhos cada carona que meu irmão me der no Brasil, já que aqui não  tenho esse privilégio e tenho que pegar ônibus e andar o dia inteiro;
- aprendi que fazer a cama de manhã não mata ninguém (risos);
- percebi que pra ser independente e dar um passo adiante só depende de você mesmo;
- me senti nerd pela primeira vez na vida por ter sido a única na minha sala aqui que sabia fazer uma equação de segundo grau (quem tá no ensino médio sabe que a gente aprende isso na 7ª/8ª série, e é muito fácil);
- fiz amizades com pessoas do mundo todo, e isso é incrível!
- aprendi a dizer algumas coisas em coreano, alemão e eslovaco;
- aprendi a controlar o dinheiro;
- percebi que ir na academia mais de 2 vezes por semana também não mata ninguém;

e é claro, muitas outras coisas além dessas!


Obrigada a todos pelas 8.000 visualizações! Espero que acompanhem o blog, e comentem quando puderem, vou postar com mais frequência agora. :D